Os desafios de ensinar a análise do discurso e de se ensinar com a análise do discurso
Palavras-chave:
Ensino, Linguagem, Análise do discurso
Resumo
Este artigo objetiva provocar a reflexão sobre o par teoria e prática segundo o modo como a Análise do Discurso contribui para a formação do profissional do ensino. Percebendo a prática docente como uma prática discursiva cujo enlace com o aporte teórico se efetiva de modo equívoco, incompleto e descontínuo, buscamos incitar a discussão sobre como contornar as limitações da aplicabilidade desta teoria no âmbito escolar. Para isso, fazemos a análise de um capítulo de livro didático que aborda a relação discurso e texto. Por meio da análise, observamos como é possível levar conceitos da AD para a sala de aula e como podemos adaptar materiais que já circulam nas escolas para desenvolver um aprendizado mais aproximado da forma como o conhecimento é produzido. Por fim, espera-se que nossa proposta de ensino da AD e com a AD sirva para desenvolver uma pedagogia que se pretende crítica e transformadora.Downloads
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Publicado
2019-03-08
Como Citar
Fernandes, C. (2019). Os desafios de ensinar a análise do discurso e de se ensinar com a análise do discurso. Revista Linguagem & Ensino, 21(2), 17-39. https://doi.org/10.15210/rle.v21i2.15178
Seção
Artigos
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