Os desafios de ensinar a análise do discurso e de se ensinar com a análise do discurso

  • Carolina Fernandes Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Ensino, Linguagem, Análise do discurso

Resumo

Este artigo objetiva provocar a reflexão sobre o par teoria e prática segundo o modo como a Análise do Discurso contribui para a formação do profissional do ensino. Percebendo a prática docente como uma prática discursiva cujo enlace com o aporte teórico se efetiva de modo equívoco, incompleto e descontínuo, buscamos incitar a discussão sobre como contornar as limitações da aplicabilidade desta teoria no âmbito escolar. Para isso, fazemos a análise de um capítulo de livro didático que aborda a relação discurso e texto. Por meio da análise, observamos como é possível levar conceitos da AD para a sala de aula e como podemos adaptar materiais que já circulam nas escolas para desenvolver um aprendizado mais aproximado da forma como o conhecimento é produzido. Por fim, espera-se que nossa proposta de ensino da AD e com a AD sirva para desenvolver uma pedagogia que se pretende crítica e transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Fernandes, Universidade Federal do Pampa
Doutora em Letras pela UFRGS, em 2013, mestre em Estudos da linguagem pela UFRGS em 2008. Licenciada em letras, Português- Francês pela UFSM. Professora Adjunta do Curso de Letras da UNIPAMPA desde 2011. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Pêcheutianos desde 2013.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Fernandes, C. (2019). Os desafios de ensinar a análise do discurso e de se ensinar com a análise do discurso. Revista Linguagem & Ensino, 21(2), 17-39. https://doi.org/10.15210/rle.v21i2.15178