Aquisição das vogais nasais [ɛ̃], [ã] e [ɔ̃] por aprendizes brasileiros de FLE
aspectos duracionais
Palavras-chave:
Vogais nasais, Aquisição de língua estrangeira, Francês
Resumo
O presente trabalho tem como tema a análise da produção das vogais [ɛ̃], [ɑ̃] e [ɔ̃] por aprendizes brasileiras de francês como língua estrangeira. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram coletados os dados acústicos de três grupos de informantes: Grupo I – 3 aprendizes de francês do 3º, 5º e 7º semestres; Grupo II – 1 nativa de francês – e Grupo III – 1 nativa de português. A coleta de dados orais incluiu um teste de eliciação de palavras em frase-veículo. Os dados foram analisados acusticamente, por meio do software PRAAT, em relação às medidas de duração da vogal, da fase nasal, do murmúrio e de duração relativa dessas duas fases quando comparadas à duração total da vogal. O tratamento estatístico dos dados concernentes à pesquisa foi feito por meio do software SPSS STATISTICS, versão 17.0. Os resultados apontaram que a duração revelou-se como uma pista acústica relevante para diferenciar as vogais nasais das duas línguas.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Correa, B., Ferreira-Gonçalves, G., & Brum-de-Paula, M. (2019). Aquisição das vogais nasais [ɛ̃], [ã] e [ɔ̃] por aprendizes brasileiros de FLE: aspectos duracionais. Revista Linguagem & Ensino, 21, 73-118. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15189
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).