Fronteiras da interculturalidade
zona rural de Pelotas-RS e suas etnias
Palavras-chave:
INterculturalidade, Cultura, Fronteira, Cidade, Espaço
Resumo
Este trabalho pretendedescrever o espaço que se constituiu na zona rural de Pelotas, situada no Rio Grande do Sul, e que foi permeado por culturas de diversas etnias. Durante o século XIX, destacamos a presença do português, do indígena e do negro, e neste contexto existiu uma grande animosidade em virtude de interesses antagônicos. Aproximando-se aos pressupostos da abolição, as autoridades adotaram como estratégia para ocupar o territórioa fundação de colônias, restringindo os espaços dos negros. Assim, foram fundadas colônias de imigrantes franceses, alemães, pomeranos e italianos. Cerqueira e Silva (2011), autores que nos ajudam na reflexão, escrevemque a zona rural em questão foi constituída por um mosaico cultural. Diante do exposto, acreditamos que se faz necessária a discussão acerca da convivência das etnias citadas, bem como daconfiguração das fronteiras estabelecidas a partir dessas experiências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
de Fátima Bento Ribeiro, M., & Bartz de Ávila, C. (2019). Fronteiras da interculturalidade: zona rural de Pelotas-RS e suas etnias. Revista Linguagem & Ensino, 21, 287-304. https://doi.org/10.15210/rle.v21i0.15192
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).