DUDUNEY, Gavin; HOCHLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais.

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Ana Maria Pereira Lima Universidade Federal do Ceará - UECE
Palavras-chave: letramentos digitais. atividades.

Resumo

Entre poucas obras, no campo dos estudos das linguagens e das tecnologias no Brasil, o livro Letramentos digitais - traduzido pelo editor Marcos Marcionilo – traz inúmeras contribuições para a aprendizagem linguística mediada por novas habilidades e novas estratégias de como se trabalhar pedagogicamente não só os conceitos-chave das teorias, mas também a aplicação/integração de pressupostos teóricos às práticas de ensino de línguas e tecnologias atualmente; conectando professores e alunos, possibilitando-os não apenas assimilar os aportes teóricos mencionados, fazer com que os professores, sobretudo da educação básica possam se apropriar de uma taxonomia e de uma explanação reflexiva acerca dos letramentos digitais.

Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Mestrando em História e Letras pela Uece e em Humanidades pela Unilab. Pós-Graduação lato sensu em Metodologia do Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS (2012); em ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS/GESTÃO de PESSOAS (2013) e em GESTÃO EDUCACIONAL (2015). Graduou-se em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará. É Professor Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas e Produção Textual da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas. Professor Supervisor do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES (2012 a 2013). Colaborador do Núcleo de Recursos e Provas Discursivas do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Consultor Educacional (revisão de Trabalhos Acadêmicos). É autor de artigos acadêmicos publicados em Periódicos e em Congressos nacional e internacional, e Articulista em livros impressos: Aprendendo na travessia: dilemas do ensino-aprendizagem na Educação Básica (2013); e Diálogos Temáticos: perspectivas do texto literário (2015).
Ana Maria Pereira Lima, Universidade Federal do Ceará - UECE
Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É professora adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Linguística e Formação de Professores. É também coordenadora do Programa Mestrado Interdisciplinar em História e Letras – MIHL, da Feclesc/Uece.
Publicado
2019-03-11
Como Citar
Jeimes de Oliveira Paiva, F., & Maria Pereira Lima, A. (2019). DUDUNEY, Gavin; HOCHLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Revista Linguagem & Ensino, 20(1). https://doi.org/10.15210/rle.v20i1.15223