Ensino da leitura a surdos
o conhecimento do objeto de ensino e suas implicações para a prática pedagógica
Palavras-chave:
Leitura, Surdez, Objeto de ensino, Prática pedagógica.
Resumo
Assume-se, no presente trabalho, que a prática pedagógica para o ensino da leitura a surdos depende de conhecimento da natureza do objeto de ensino – o sistema de escrita – e de conhecimento teórico e metodológico no que concerne à concepção de leitura, ao seu ensino e à sua aprendizagem. O objetivo deste estudo é discutir a centralidade do objeto de ensino, de modo a que se possam sistematizar projetos instrucionais eficazes. Na reflexão teórica apresentada, arrolam-se fatores intervenientes no processo de aprendizagem e de ensino da leitura que não têm figurado entre as considerações das propostas de ensino de língua portuguesa a surdos.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Seimetz-Rodrigues, C., & Cláudia de Souza, A. (2019). Ensino da leitura a surdos: o conhecimento do objeto de ensino e suas implicações para a prática pedagógica. Revista Linguagem & Ensino, 19(1), 55-79. https://doi.org/10.15210/rle.v19i1.15271
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).