A ferramenta VoiceThread em uma abordagem híbrida

o desenvolvimento da produção oral de aprendizes de inglês como L2

  • Lorena Azevedo de Sousa
  • Janaina Weissheimer
Palavras-chave: Produção oral, Aprendizagem de inglês como L2, VoiceThread

Resumo

VoiceThread (VT) é uma ferramenta assíncrona que permite a criação de apresentações orais, possibilitando que grupos de pessoas contribuam com comentários utilizando a voz. Neste contexto, o presente estudo visa a verificar de que forma a prática com o VT, em uma abordagem híbrida, impacta a produção oral dos aprendizes. A fim de responder a essa questão, aprendizes de inglês como L2 foram divididos em grupo experimental e grupo de controle. O grupo experimental foi exposto a atividades com o VT e, por meio de um pré e um pós-teste, verificamos se essa prática influenciaria sua produção oral. Esses resultados foram comparados aos escores do pré e do pós-teste do grupo controle, que não foi exposto ao VT. Por fim, as impressões dos aprendizes foram analisadas por meio de questionários. Os resultados apontam que há um impacto positivo da ferramenta VT sobre a produção oral dos aprendizes; e revelam uma reação positiva deles em relação à experiência híbrida com esta ferramenta.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Azevedo de Sousa, L., & Weissheimer, J. (2019). A ferramenta VoiceThread em uma abordagem híbrida: o desenvolvimento da produção oral de aprendizes de inglês como L2. Revista Linguagem & Ensino, 17(3), 797-822. https://doi.org/10.15210/rle.v17i3.15315