Processo de escrita de uma webaula

proposta de classificação das etapas da produção textual

  • Nukácia Araújo
  • Débora Hissa
Palavras-chave: Processo de escrita, Gênero discursivo, Webaula, Sujeitos-autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever o processo de escrita do gênero webaula a partir dos processos interacionais subjacentes à atividade de produção escrita, a fim de apresentar uma proposta de divisão das etapas de produção textual que colabore para a formação de professores autores em EaD. A partir de um estudo de caso, propomos a divisão do processo de escrita em cinco níveis de produção: 1. produção didática individual; 2. produção didática colaborativa; 3. produção didática mediada; 4. produção didática pós-intervenção (reescrita); e 5. produção multimodal. Estes níveis foram estabelecidos considerando-se três princípios de produção: pedagógico-narrativos; estético-linguísticos; estético-multimodais (ALMERANA, 2011). Esta classificação permite que os sujeitos-autores compreendam as etapas do processo de escrita didática em EaD, bem como os modos de participação dos sujeitos-autores (interlocutores) na incorporação de procedimentos reflexivos necessários à produção de uma webaula como gênero de escrita colaborativo.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Araújo, N., & Hissa, D. (2019). Processo de escrita de uma webaula: proposta de classificação das etapas da produção textual. Revista Linguagem & Ensino, 17(3), 857-877. https://doi.org/10.15210/rle.v17i3.15317