Validação discursiva da informação
Palavras-chave:
Validade da informação, Discurso, Jürgen Habermas, Wikipédia
Resumo
Discute a dinâmica de validação da informação na Wikipédia, descreve a cultura colaborativa da Wikipédia, identifica verbetes construídos discursivamente e descreve como a web é considerada um espaço de produção de sentido por meio de discurso argumentativo. Conclui-se que, de acordo com as propostas teóricas de Jürgen Habermas, a Wikipédia é um ambiente discursivamente emancipatório e construído a partir do discurso argumentativo proposto por esse autor.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Gonçalves, M., & Ricardo Montenegro de Lima, C. (2019). Validação discursiva da informação. Revista Linguagem & Ensino, 17(3), 901-925. https://doi.org/10.15210/rle.v17i3.15319
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).