O português não-padrão em livros didáticos
posições discursivas
Palavras-chave:
Heterogeneidade linguística, Livro didático, Ensino de língua portuguesa, Interdiscurso, Polêmica
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de arquivo que teve por objetivo investigar os gestos de interpretação de dois livros didáticos de Língua Portuguesa destinados ao Ensino Médio no que concerne a usos linguísticos outros que não os da norma-padrão. Os dados foram coletados através de recortes de enunciados presentes nessas obras. O estudo teve como base teórica a Análise de Discurso francesa, sob a perspectiva de Dominique Maingueneau. Numa das obras, o Mesmo é o discurso gramatical que mantém uma espécie de namoro infiel com o Outro, o discurso linguístico. Na outra, o Mesmo é o discurso linguístico, enredado numa espécie de separação litigiosa do Outro, o discurso gramatical.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Inês Pagliarini Cox, M., & Renata Rodrigues, S. (2019). O português não-padrão em livros didáticos: posições discursivas. Revista Linguagem & Ensino, 14(1), 145-171. https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15386
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).