Manifestações de compreensão responsiva em avaliação de leitura

  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Compreensão responsiva, leitura, avaliação

Resumo

Fundamentado na perspectiva de Bakhtin e seu Círculo, o presente artigo, de cunho teórico-reflexivo, discute aspectos constitutivos da compreensão responsiva leitora, bem como apresenta e comenta as formas de compreensão, constatadas em respostas a perguntas de avaliação de leitura, de alunos de 5ª série do Ensino Fundamental. Ao reunir os aspectos teóricos discutidos com as análises feitas nas respostas dos alunos foram percebidas quatro diferentes formas de expressão de compreensão: reprodutivas, em processo de construção autônoma, não-expansivas e criativas, as quais permitem entender como os alunos se manifestam no discurso escrito quando lhes são apresentadas perguntas que exigem respostas em forma de contrapalavra.

Biografia do Autor

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Cristiane Malinoski P. Angelo é Mestre em Letras: Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da língua materna, interação, leitura, produção de texto, análise linguística.
Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá
Renilson José Menegassi é doutor em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho, campus de Assis-SP, e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. É líder do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM/CNPQ-www.escrita.uem.br). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Malinoski Pianaro Angelo, C., & José Menegassi, R. (2019). Manifestações de compreensão responsiva em avaliação de leitura. Revista Linguagem & Ensino, 14(1), 201-221. https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15388