Manifestações de compreensão responsiva em avaliação de leitura
Palavras-chave:
Compreensão responsiva, Leitura, Avaliação
Resumo
Fundamentado na perspectiva de Bakhtin e seu Círculo, o presente artigo, de cunho teórico-reflexivo, discute aspectos constitutivos da compreensão responsiva leitora, bem como apresenta e comenta as formas de compreensão, constatadas em respostas a perguntas de avaliação de leitura, de alunos de 5ª série do Ensino Fundamental. Ao reunir os aspectos teóricos discutidos com as análises feitas nas respostas dos alunos foram percebidas quatro diferentes formas de expressão de compreensão: reprodutivas, em processo de construção autônoma, não-expansivas e criativas, as quais permitem entender como os alunos se manifestam no discurso escrito quando lhes são apresentadas perguntas que exigem respostas em forma de contrapalavra.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Malinoski Pianaro Angelo, C., & José Menegassi, R. (2019). Manifestações de compreensão responsiva em avaliação de leitura. Revista Linguagem & Ensino, 14(1), 201-221. https://doi.org/10.15210/rle.v14i1.15388
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).