Os primeiros anos de uma professora de inglês na escola pública

tarefa nada fácil

  • Ana Antônia de Assis-Peterson Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Eladyr Maria Norberto da Silva Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT
Palavras-chave: Formação inicial, Professores de inglês iniciantes, Socialização profissional na escola pública

Resumo

Este artigo apresenta a história de uma professora de inglês em seus primeiros anos de atuação profissional na escola pública. Primeiramente, os problemas e desafios enfrentados por ela são desvelados com o propósito de relacionar seu saber vivencial com o entendimento de pesquisadores que investigam a indução e socialização de professores iniciantes no local de trabalho. Ademais, alguns aportes teóricos contemporâneos já utilizados na área da Linguística Aplicada são retomados para explicar as frustrações da professora em relação à não participação dos alunos e ao convívio insatisfatório com os colegas de trabalho. Em seguida, discute-se a queixa da professora em relação ao curso de Letras, que, a seu ver, não lhe ofereceu ferramentas para lidar com o relacionamento tensional com seus alunos. Ao final, perspectivas teóricas de base sociocultural são relembradas, como orientações para auxiliar formadores nos cursos de formação inicial a preparar seus alunos para os primeiros anos de ensino.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Antônia de Assis-Peterson, A., & Maria Norberto da Silva, E. (2019). Os primeiros anos de uma professora de inglês na escola pública: tarefa nada fácil. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 357-394. https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15398