Comparação entre medidas acústicas de vogais em provas de repetição e conversa espontânea

  • Larissa Cristina Berti Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Laiz Torres Reato Universidade Estadual Paulista - UNESP
Palavras-chave: Fonética, Análise acústica, Vogais, Crianças

Resumo

O objetivo do presente estudo foi comparar medidas acústicas das vogais tônicas /i/, /a/ e /u/ em provas de repetição e conversa espontânea. Foram extraídas de um banco de dados, gravações de palavras produzidas por dez crianças com desenvolvimento típico de linguagem em conversa espontânea e repetição de palavra. Após a realização das medidas acústicas de frequência formântica, duração e intensidade das vogais, os valores obtidos nas duas situações foram comparados a partir do Teste T para Amostras Pareadas. Constatou-se, de modo geral, que não houve diferença entre os valores dos parâmetros adotados em provas de repetição e conversa espontânea. As poucas diferenças encontradas nas comparações podem ser explicadas pela presença de foco e/ou fenômenos hesitativos. É possível utilizar coletas de caráter mais naturalístico em pesquisas que utilizam uma metodologia instrumental para análise das vogais, desde que se considerem o contexto fonético e a tonicidade da sílaba do segmento vocálico.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Cristina Berti, L., & Torres Reato, L. (2019). Comparação entre medidas acústicas de vogais em provas de repetição e conversa espontânea. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 553-572. https://doi.org/10.15210/rle.v14i2.15404