Material didático para educação tecnológica de professores de inglês: uma experiência no âmbito do programa ‘novos talentos’

  • Michele Salles El Kadri Universidade Estadual de Londrina
  • Raquel Gamero Universidade Estadual de Londrina
  • Telma Gimenez Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Formação continuada de professores. Ensino de língua inglesa. Novas tecnologias

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar, descrever e analisar dois módulos do material didático desenvolvido para a formação continuada de professores de inglês, intitulado “Connecting ide@s: tools for teaching English in a contemporary society”. O material foi produzido com o propósito de subsidiar oportunidades para o desenvolvimento de professores de língua inglesa e também o ensino dessa língua por meio de gêneros digitais. A análise está embasada nos critérios estabelecidos pelas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores (BRASIL, 2002), e nos parâmetros estabelecidos pelo TESOL Technological Standard Framework (HEALEY et al., 2009). Os resultados preliminares apontam que as unidades atingem parcialmente os objetivos estabelecidos pelos dois parâmetros. A reformulação do material deverá ainda levar em conta os resultados efetivos alcançados a partir da análise das produções didáticas dos professores atendentes do curso.

Biografia do Autor

Michele Salles El Kadri, Universidade Estadual de Londrina
É professora na Universidade Estadual de Londrina, doutoranda em Estudos da Linguagem e Mestre em Estudos da Linguagem pela mesma instituição. Atua no curso de Letras-inglês e Especialização em Língua Inglesa. Seus principais interesses de pesquisa são na área de ensino de línguas e formação de professores, ensino colaborativo e Inglês como língua franca.
Raquel Gamero, Universidade Estadual de Londrina
É doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), área de concentração Linguagem e Educação. É Mestre também em Estudos da Linguagem na mesma universidade e Especialista em Metodologia do Ensino Superior na Universidade Norte do Paraná. É professora colaboradora da UEL, atuando no Curso de Letras. Seus principais interesses de pesquisa concentram-se no seguintes temas: identidade, educação de professores e novas tecnologias de informação e comunicação.
Telma Gimenez, Universidade Estadual de Londrina
É Professora Associada na Universidade Estadual de Londrina, onde atua no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Orienta trabalhos na área de formação de professores de línguas e inglês como língua franca. Suas áreas de interesse são comunidades de prática educacional, ensino de línguas, formação de professores e língua inglesa no contexto de globalização.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Salles El Kadri, M., Gamero, R., & Gimenez, T. (2019). Material didático para educação tecnológica de professores de inglês: uma experiência no âmbito do programa ‘novos talentos’. Revista Linguagem & Ensino, 15(1), 181-212. https://doi.org/10.15210/rle.v15i1.15415