Estratégias de comunicação em uma língua estrangeira
a perspectiva da sala de aula
Palavras-chave:
Comportamento estratégico, Estratégias de comunicação, Alemão como língua estrangeira
Resumo
O presente estudo investiga as estratégias de comunicação produzidas em uma sala de aula de aprendizagem de língua estrangeira. Estratégias de comunicação são definidas como um comportamento estratégico adotado pelo falante para resolver possíveis problemas comunicativos. A literatura específica da área mostra que a maioria dos trabalhos sobre estratégias de comunicação está baseada em estudos experimentais. Por um lado esse tipo de pesquisa é extremamente importante, pois é através dela que são conhecidas hoje em dia as mais variadas taxionomias de estratégias de comunicação. Já por um outro lado do prisma, é necessário que as conclusões e postulados provenientes de pesquisas dessa natureza possam ser verificados em contextos diversos, como a sala de aula por exemplo. O conteúdo desse trabalho relata uma experiência de investigação de estratégias de comunicação que são produzidas dentro da sala de aula e a sua relação com (i) o contexto da sala de aula e (ii) com a interação emergente dessa situação. Para a realização do estudo foi escolhido um grupo de aprendizes de alemão como língua estrangeira dentro do âmbito universitário. As aulas foram gravadas durante um período estabelecido e posteriormente transcritas para análise. O resultado das análises mostra que as estratégias de comunicação são um evento presente no contexto da sala de aula e muitas vezes dão suporte para o fluxo comunicativo da aula. Esse suporte é oferecido pela interação existente entre professor e estudantes. Além disso, há evidências contextuais de que a produção das estratégias de comunicação está relacionada com o tipo de tarefa que é realizada na sala de aula, bem como com o tipo de relação que a professora estabelece com os seus estudantes.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Rodrigues, C. (2019). Estratégias de comunicação em uma língua estrangeira: a perspectiva da sala de aula. Revista Linguagem & Ensino, 2(1), 11-35. https://doi.org/10.15210/rle.v2i1.15490
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).