Pronominalização em inglês e português por alunos brasileiros
dados transversais e longitudinais
Palavras-chave:
Inglês como língua estrangeira, Aquisição L2, Anáfora
Resumo
Este artigo trata do uso de it, zero e sintagma nominal definido nos contextos do pronome it na fala de alunos brasileiros aprendendo inglês como língua estrangeira.. Resultados de um estudo transversal (Lima 1993) com 64 informantes são comparados com dados de um estudo longitudinal que teve como informante uma brasileira aprendendo inglês na Grã-Bretanha. Os sujeitos do estudo transversal foram divididos em três grupos de proficiência. O estudo longitudinal inclui quinze horas de gravação entre a informante e um falante nativo de inglês.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
dos Santos Lima, M. (2019). Pronominalização em inglês e português por alunos brasileiros: dados transversais e longitudinais. Revista Linguagem & Ensino, 2(1), 59-71. https://doi.org/10.15210/rle.v2i1.15491
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).