Assim... assim... dizem os alunos
Palavras-chave:
Discurso pedagógico, Ensino de língua materna, Heterogeneidade
Resumo
Este trabalho, apoiado em Pêcheux, Orlandi e J. Authier, investiga a constituição do discurso pedagógico no sujeito-aluno em três momentos de sua passagem pela escola. O recorte consiste em entrevistas com alunos e alunas, realizadas nas escolas, sobre o ensino de português. A análise do funcionamento discursivo de formulações com a palavra assim evidencia o confronto entre saberes ligados às práticas escolares e saberes de outros discursos, verificando-se processos de sujeição e de resistência que apontam para a heterogeneidade, tendo em vista a relação sujeito, língua e historicidade.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Maria Varini Mutti, R. (2019). Assim. assim. dizem os alunos. Revista Linguagem & Ensino, 3(1), 11-26. https://doi.org/10.15210/rle.v3i1.15509
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).