Assim... assim... dizem os alunos

  • Regina Maria Varini Mutti Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Palavras-chave: Discurso pedagógico, Ensino de língua materna, Heterogeneidade

Resumo

Este trabalho, apoiado em Pêcheux, Orlandi e J. Authier, investiga a constituição do discurso pedagógico no sujeito-aluno em três momentos de sua passagem pela escola. O recorte consiste em entrevistas com alunos e alunas, realizadas nas escolas, sobre o ensino de português. A análise do funcionamento discursivo de formulações com a palavra assim evidencia o confronto entre saberes ligados às práticas escolares e saberes de outros discursos, verificando-se processos de sujeição e de resistência que apontam para a heterogeneidade, tendo em vista a relação sujeito, língua e historicidade.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Maria Varini Mutti, R. (2019). Assim. assim. dizem os alunos. Revista Linguagem & Ensino, 3(1), 11-26. https://doi.org/10.15210/rle.v3i1.15509