As conexões da interação na construção do sentido
Palavras-chave:
Interação professor-aluno, Relações de saber-poder, Educação superior, Produção da interação
Resumo
Este texto procura contribuir para compreensão da interação professor-aluno em contexto da educação superior, concebendo a sala de aula como um espaço de construção do sentido, onde o professor precisa dispor de condições para que o educando se determine a construir o sentido. Parte de uma visão sociológica em que se discute a produção da interação, considerando três elementos: o significante, a ordem moral e o poder. Com base no pensamento foucaultiano, analisa a interação como uma relação de saber-poder que produz o discurso, o sentido. Descrevendo um instrumento para análise das falas do professor e do aluno, estabelece estratégias indutivas, incitativas e sedutoras como formas de dinamizar a interação na construção do sentido.Downloads
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Publicado
2019-03-14
Como Citar
de Albuquerque Aquino, M. (2019). As conexões da interação na construção do sentido. Revista Linguagem & Ensino, 3(2), 11-28. https://doi.org/10.15210/rle.v3i2.15520
Seção
Artigos
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