Escolhas pedagógicas do educador e identidade cultural dos aprendizes

  • Lúcia Pacheco de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Palavras-chave: língua e cultura, não-nativo, local e global, comunidades discursivas

Resumo

A autora examina algumas escolhas que o professor de línguas estrangeiras precisa realizar no seu fazer pedagógico, incluindo algumas dicotomias, ou binômios, que sempre estiveram presentes no planejamento de suas atividades, tais como língua/cultura, nativo/ não-nativo, local/global, aprendiz/comunidade, personalização/não personalização, ensino/pesquisa. A proposta é de que saiba preservar a cultura e identidade do aluno, quer preservando o lado individual da dicotomia, quer achando uma terceira via ou mesmo integrando os dois aspectos, como no binômio ensino/pesquisa. Os aprendizes de línguas estrangeiras têm direitos que devem ser respeitados pelos professores.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Pacheco de Oliveira, L. (2019). Escolhas pedagógicas do educador e identidade cultural dos aprendizes. Revista Linguagem & Ensino, 3(2), 49-59. https://doi.org/10.15210/rle.v3i2.15522