Escolhas pedagógicas do educador e identidade cultural dos aprendizes
Palavras-chave:
Língua e cultura, Não-nativo, Local e global, Comunidades discursivas
Resumo
A autora examina algumas escolhas que o professor de línguas estrangeiras precisa realizar no seu fazer pedagógico, incluindo algumas dicotomias, ou binômios, que sempre estiveram presentes no planejamento de suas atividades, tais como língua/cultura, nativo/ não-nativo, local/global, aprendiz/comunidade, personalização/não personalização, ensino/pesquisa. A proposta é de que saiba preservar a cultura e identidade do aluno, quer preservando o lado individual da dicotomia, quer achando uma terceira via ou mesmo integrando os dois aspectos, como no binômio ensino/pesquisa. Os aprendizes de línguas estrangeiras têm direitos que devem ser respeitados pelos professores.Downloads
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Publicado
2019-03-14
Como Citar
Pacheco de Oliveira, L. (2019). Escolhas pedagógicas do educador e identidade cultural dos aprendizes. Revista Linguagem & Ensino, 3(2), 49-59. https://doi.org/10.15210/rle.v3i2.15522
Seção
Artigos
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