O professor de inglês

entre a alienação e a emancipação

  • Maria Inês Pagliarini Cox Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Ana Antônia de Assis-Peterson Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Palavras-chave: Pedagogia crítica, Ensino de inglês, Linguagem e poder

Resumo

Recentemente, alguns estudiosos no campo de ensino de língua inglesa começaram a questionar a ausência de uma visão crítica acerca do papel do inglês. Questionam principalmente a alegada neutralidade do inglês como língua internacional. Anseiam por uma pedagogia crítica emancipatória e transformadora. Este trabalho pretende investigar em que medida o discurso da pedagogia crítica se faz presente no cotidiano do ensino de inglês. O que sabem professores de inglês sobre a pedagogia crítica? Como se vêem como professores de inglês? Com este estudo, pretendemos intensificar a discussão da pedagogia crítica que introduz no escopo do ensino de inglês como língua estrangeira questões substancias até então negligenciadas no Brasil.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Inês Pagliarini Cox, M., & Antônia de Assis-Peterson, A. (2019). O professor de inglês: entre a alienação e a emancipação. Revista Linguagem & Ensino, 4(1), 11-36. https://doi.org/10.15210/rle.v4i1.15526