A expressão da contra(dis)junção no texto publicitário

implicações semântico-discursivas

  • Rosane Santos Mauro Monnerat Universidade Federal Fluminense - UFF
Palavras-chave: Textualidade, Contrajunção, Disjunção

Resumo

Considerando-se a noção semântica de conexão (Van Dijk, 1977) e os fatores de textualidade (Beaugrande e Dressler, 1981) como elementos fundamentais para a construção da “tessitura” dos enunciados, pretende-se analisar os mecanismos de junção, especialmente a contrajunção e a disjunção, apoiando-se, também, na macrossintaxe argumentativa de Ducrot (1977) e no estudo semiolingüístico das relações lógicas (Charaudeau, 1992). A pesquisa, desenvolvida em função da análise de textos publicitários extraídos da mídia impressa, privilegiará, no estudo da contrajunção, o conector mas, destacando a diferença entre o mas SN, que tem valor pragmático de retificação e o mas PA, o mas argumentativo em sentido estrito e que, como o primeiro, permite uma descrição polifônica. Em relação à disjunção, o estudo recairá sobre o ou inclusivo e sobre o ou exclusivo, levando-se, ainda, em consideração a diferença entre a disjunção argumentativa e a disjunção lógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-14
Como Citar
Santos Mauro Monnerat, R. (2019). A expressão da contra(dis)junção no texto publicitário: implicações semântico-discursivas. Revista Linguagem & Ensino, 4(2), 123-142. https://doi.org/10.15210/rle.v4i2.15542