Comunidade acadêmica internacional? Multicultural? Onde? Como?
Palavras-chave:
Práticas discursivas, Contexto acadêmico, Multiculturalismo
Resumo
Neste trabalho, tento refletir sobre multiculturalismo e linguagem, com base nas práticas de escritura, leitura e publicação de textos de lingüistas aplicados brasileiros. Entrevistas eletrônicas foram realizadas para tentar determinar em que medida essa comunidade acadêmica se vê como internacional e multicultural, considera importante a publicação, e se define como produtora de conhecimento. Os resultados apontam um consenso de que ainda sofremos de uma colonização teórica da academia anglofônica, embora já estejamos maduros o bastante para criar um corpo de conhecimento no país e tenhamos pesquisadores brilhantes em número suficiente para isso. Argumento que a solução pode se produzir 1) na consciência de nossas condições culturais (do papel das instituições, dos objetos, dos participantes na produção do saber e deste com questões de prestígio, poder e sucesso profissional); e 2) na transformação de nossas condições culturais através do diálogo, da confronto e do desenvolvimento de literacias acadêmicas.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Motta-Roth, D. (2019). Comunidade acadêmica internacional? Multicultural? Onde? Como?. Revista Linguagem & Ensino, 5(2), 49-65. https://doi.org/10.15210/rle.v5i2.15558
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).