Palavra ... ponte entre mim e os outros
um estudo do conceito de interação em trabalhos científicos
Palavras-chave:
Linguística, Interação, Acepção conceitual
Resumo
Este estudo objetiva investigar o emprego do conceito de Interação em artigos publicados na revista do curso de Letras da Universidade Federal de Uberlândia, intitulada Letras & Letras. Nosso interesse surgiu devido ao grande número de pesquisadores voltados para estudos lingüísticos que versam sobre o conceito de interação, ou tomam tal conceito como subsídio para análises ou propostas de trabalhos com a linguagem. Selecionamos pare análise sete números da revista supracitada, dos quais destacamos os artigos que se enquadram na proposta apresentada. Analisaremos a acepção com que interação aparece nos estudos destacados. Dentre os conceitos de interação consultados, tomamos, como respaldo para este estudo, os formulados teóricos de Bakhtin (19800 1992) acerca da interação Verbal. Esse autor, além de discorrer sobre interação verbal, apresenta considerações importantes acerca do fato social inerente à interação, destacando ainda a constituição do sujeito discursivo.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Alves Fernandes, C. (2019). Palavra . ponte entre mim e os outros: um estudo do conceito de interação em trabalhos científicos. Revista Linguagem & Ensino, 5(2), 67-90. https://doi.org/10.15210/rle.v5i2.15559
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).