Leitura compreensiva

um estudo de caso

  • Graciela Inchausti de Jou Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Tânia Mara Sperb Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Palavras-chave: Cognição, Processamento de informação, Metacognição, Macroestrutura

Resumo

O presente estudo tem como referencial teórico o enfoque de processamento de informação, o qual permite considerar o processo de leitura compreensiva como uma situação de resolução de problema. Desta maneira, a decodificação das letras constitui-se como o estado inicial do problema e a compreensão do texto, o estado final. Ao longo desse processo de compreensão, as estratégias cognitivas e metacognitivas do leitor interagem com as estruturas do texto (micro, macro e superestrutura). Neste trabalho, baseado em um estudo de caso, analisam-se os procedimentos de leitura de uma professora de Português. Utilizaram-se: notas de campo, entrevistas semiestruturadas e leituras gravadas em áudio. Discute-se ainda sobre a possibilidade de ensino destes procedimentos no contexto formal de aprendizagem escolar.

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Publicado
2019-03-15
Como Citar
Inchausti de Jou, G., & Mara Sperb, T. (2019). Leitura compreensiva: um estudo de caso. Revista Linguagem & Ensino, 6(2), 13-54. https://doi.org/10.15210/rle.v6i2.15572