Organização tópica do texto e ensino de leitura
Palavras-chave:
Leitura, Organização tópica, Texto
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de ensino de leitura a partir da noção de topicalidade como princípio de organização textual. A análise da organização tópica leva em consideração a identificação e delimitação de segmentos tópicos e dos procedimentos pelos quais esses segmentos se distribuem na linearidade do texto (organização linear) e se recobrem hierarquicamente conforme o grau de abrangência dos assuntos (organização hierárquica). O exercício de análise da organização tópica pode favorecer ao aprendiz o desenvolvimento da habilidade de reconhecer a organização de idéias nos textos que lê e a estruturá-las adequadamente nos textos que escreve.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Pinheiro, C. L. (2019). Organização tópica do texto e ensino de leitura. Revista Linguagem & Ensino, 8(1), 149-160. https://doi.org/10.15210/rle.v8i1.15608
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).