As crenças e os sistemas de crenças do professor de inglês sobre o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira no sul do Brasil

sistemas, origens e mudanças

  • Elisabeth Kudiess Universidade de Barcelona
Palavras-chave: Crenças e sistemas de crenças, Conhecimento, Inglês como língua estrangeira (LE), Cultura de ensino, Ensino centrado na forma

Resumo

Este estudo descreveu e interpretou as crenças do professor de inglês sobre o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira, particularmente, sobre o ensino da gramática. Buscou conhecer a origem das crenças e os fatores de formação, as influências na prática do professor, a organização em sistemas individuais de crenças e a cultura de ensino. Participaram desta investigação dez professores de inglês de escolas particulares de línguas do sul do Brasil. A pesquisa utilizada foi de natureza etnográfica, e as técnicas de coleta de dados foram as entrevistas e as observações de aula. Concluiu-se que as crenças são originadas a partir de experiências significativas vividas pelos professores, principalmente como alunos de LE e como professores em sala de aula, e que eles, compartilhando ou não estas crenças, pertencem a uma cultura de ensino comum, a cultura de ensino da língua inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Kudiess, E. (2019). As crenças e os sistemas de crenças do professor de inglês sobre o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira no sul do Brasil: sistemas, origens e mudanças. Revista Linguagem & Ensino, 8(2), 39-96. https://doi.org/10.15210/rle.v8i2.15614