Autonomia e complexidade
Palavras-chave:
Autonomia, Aprendizagem de línguas, Sistemas complexos
Resumo
Neste texto, após rever alguns conceitos de autonomia na literatura sobre aquisição de segunda língua, discuto o construto sob a luz da teoria do caos. Para comprovar que a autonomia é um sistema complexo, apresento evidências empíricas fornecidas pela análise de um corpus com 80 narrativas de aprendizagem de língua inglêsa do projeto AMFALE (http://www.veramenezes.com/amfale.htm).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, V. (2019). Autonomia e complexidade. Revista Linguagem & Ensino, 9(1), 77-127. https://doi.org/10.15210/rle.v9i1.15628
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).