Tapando buracos em um projeto de formação continuada à distância para professores de LE
avanços apesar da dura realidade
Palavras-chave:
Educação à distância, Formação continuada, Experiência de professores
Resumo
O artigo reporta problemas e avanços vivenciados durante o Curso de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) para professores de língua estrangeira (LE) em onze escolas de uma instituição particular de ensino entre 2001 e 2003. O CAP teve por objetivo levar professores a refletirem sobre sua prática e a implementar mudanças em sala de aula em sintonia com a LDBEN e os PCN´s. Em três módulos de 18 semanas, os professores trabalharam individual e coletivamente durante 4 horas semanais. Materiais foram trocados entre a consultora-pesquisadora e os professores através do correio ou mala-direta. Videoconferências promoveram interação e reflexão coletiva entre professores de realidades de ensino muito diferentes. Apesar das dificuldades os resultados demonstram avanços. Os dados expõem as dificuldades, concepções e teorias que se refletem na prática. Implicações e sugestões a partir desta experiência de educação à distância são apresentadas, encorajando a continuidade de iniciativas similares para a capacitação desses docentes.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Miccoli, L. (2019). Tapando buracos em um projeto de formação continuada à distância para professores de LE: avanços apesar da dura realidade. Revista Linguagem & Ensino, 9(1), 129-158. https://doi.org/10.15210/rle.v9i1.15629
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).