Resenhas

  • Ana Cláudia Pereira de Almeida Universidade Católica de Pelotas – UCPEL
  • Gregory Weiss Costa Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
  • Janaina Cardoso Brum Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
  • Matilde Contreras Universidade Católica de Pelotas – UCPEL
  • Veridiana Caetano Universidade Norte do Paraná
  • Elisa Marchioro Stumpf Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Simone Carboni Garcia Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
Palavras-chave: Linguagem, avaliação, ensino, formação de professores

Resumo

Esta seção contém resenhas de sete livros.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Pereira de Almeida, Universidade Católica de Pelotas – UCPEL
Ingressou no Mestrado em Lingüística Aplicada da Universidade Católica de Pelotas em março de 2007, após ter atuado por dois anos (2005- 2006) como professora substituta do Departamento de Letras de Artes da FURG, em Rio Grande, RS. É formada em Letras pela FURG (2002) e especializou-se na área de educação pela Universidade da Região da Campanha (2004). Sua experiência profissional concentra-se nas áreas de Língua Portuguesa e de Produção Textual.
Gregory Weiss Costa, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
É formado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Católica de Pelotas. Durante a graduação atuou como bolsista de iniciação científica pelo Programa de Iniciação Científica - PIC/UCPel, realizando pesquisas na linha de Texto, Discurso e Relações Sociais. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada da UCPel e realiza pesquisa em Análise do Discurso de linha francesa sobre o discurso escatológico.
Janaina Cardoso Brum, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
Nasceu em Jaguarão, RS. No ano de 2003, ingressou no curso de Letras, habilitação em língua portuguesa, da Universidade Federal de Pelotas, na qual participou de diversos projetos de ensino e pesquisa nas áreas de Sociolingüística e Ensino de Língua Materna. Formou-se em 2006. Atualmente, é mestranda na Universidade Católica de Pelotas como bolsista da CAPES.
Matilde Contreras, Universidade Católica de Pelotas – UCPEL
É especialista em Literatura Comparada (Brasil, Uruguai e Argentina), mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas e professora da mesma universidade desde 1992. Ministra aulas de Língua Espanhola, como língua estrangeira, em graduação em Letras, Filosofia e Tecnologia em Gestão de Turismo. Também já atuou em outros cursos, como Secretariado Trilíngüe e Relações Públicas. Tem experiência de dezessete anos em cursos preparatórios para avaliações em processos seletivos para ingresso à universidade. É autora do livro Querés Charlar (1994) e do vídeo didático ¿Vamos a ver? (2006), e tradutora da obra Deontología de las Relaciones Públicas (1991), da revista Turismo na Costa Doce RS-Brasil (2006) e do Banco de Dados da cidade de Pelotas (2006). Coordena o Programa La literatura como puente entre dos culturas: Cuba y Brasil, desde 2000, o qual já possui, entre outras ações, a Colección Islazul, com edição, pela EDUCAT, de setes obras de autores cubanos de renomes mundial. Atuou no Programa de Relações Internacionais da UCPel, ajudando na realização de alguns convênios internacionais. É integrante do Grupo de Estudo da UCPel, em Educação para alunos Surdos, desde o ano 2000.
Veridiana Caetano, Universidade Norte do Paraná
Graduou-se em Letras pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande em 1998. Fez Especialização em Formação Social Política e Cultural do Rio Grande na Universidade Católica de Pelotas (2002) e ingressou no Mestrado em Lingüística Aplicada da Universidade Católica de Pelotas em março de 2007. Atualmente é professora titular da Escola de Ensino Médio Aprendizagem e Cidadania (Literatura Brasileira) e Tutora de Sala da Universidade Norte do Paraná (cursos de Pedagogia e História). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Literatura Brasileira.
Elisa Marchioro Stumpf, Universidade de Caxias do Sul - UCS
Tem Licenciatura Plena em Letras - Português e Inglês pela Universidade de Caxias do Sul. É bolsista de iniciação científica pela FAPERGS no projeto de pesquisa “Formação do Leitor: o processo de mediação do docente”, coordenado pelas professoras Flávia Brocchetto Ramos e Neiva Senaide Petry Panozzo.
Simone Carboni Garcia, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
Professora de Informática do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS), é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em Letras – Lingüística Aplicada – da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Cláudia Pereira de Almeida, A., Weiss Costa, G., Cardoso Brum, J., Contreras, M., Caetano, V., Marchioro Stumpf, E., & Carboni Garcia, S. (2019). Resenhas. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 555-596. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15660