Reflexão deflagrada por fotografias
o discurso justificador e as representações da formação profissional de professores
Palavras-chave:
Reflexão de professores, Discurso reflexivo, Operadores argumentativos, Pesquisa educacional com base nas artes
Resumo
Fundamentado em uma nova modalidade de pesquisa qualitativa – a Pesquisa Educacional com Base nas Artes, o presente artigo enfoca a reflexão compartilhada de professores deflagrada por 29 fotografias com cenas da vida escolar que foram dadas a cinco grupos de professores. A análise das transcrições do discurso reflexivo gravado em áudio foi realizada de duas perspectivas – análise da conversação e a teoria das representações sociais. Os resultados evidenciam justificativas argumentadoras dadas pelos professores participantes enquanto compartilhavam suas construções de significados ao observar as fotos. Tais justificativas, por sua vez, me levaram ao conhecimento situado usado pelos professores e às suas representações do ensino e do desenvolvimento profissional. Da perspectiva de uma nova abordagem ao estudo do conhecimento e do desenvolvimento profissional do professor, os resultados evidenciam a peculiaridade dos objetos de arte como deflagradores de reflexão compartilhada – os professores não se restringiram aos conteúdos das fotografias, mas os estenderam em direção a outras áreas de suas experiências pessoais e profissionais, tecendo e organizando os significados que foram proporcionados pela experiência estética gerada pelas fotografias.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Telles, J. A. (2019). Reflexão deflagrada por fotografias: o discurso justificador e as representações da formação profissional de professores. Revista Linguagem & Ensino, 10(2), 327-370. https://doi.org/10.15210/rle.v10i2.15661
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).