O Ato de resenhar na e para a academia

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Elvira Lopes Nascimento Universidade Estadual de Londrina - UEL
Palavras-chave: resenha acadêmica, valoração, gênero do discurso

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a resenha acadêmica, e seu foco centrase na análise dos recursos lexicais e semântico-discursivos que expressam a avaliação do sujeito-resenhador em relação à obra resenhada. Esta pesquisa partiu da hipótese de que tal gênero poderia estar deixando de cumprir sua função social de avaliador, tornandose apenas um instrumento de divulgação de novas obras acadêmicas. Os resultados, obtidos à luz da Análise do Discurso e com o aporte do modelo de Martin e Rose (2003) adaptado por Carvalho (2006) sobre a linguagem da avaliação, demonstram que, mesmo esse gênero configurando-se mais como um avaliador de pontos positivos do que negativos, não se pode dizer que seja apenas um mero divulgador de novas publicações acadêmicas, pois o ato de “redizer” uma obra jamais será imparcial, uma vez que as várias formações ideológicas que perpassam o discurso acadêmico, com certeza, encontram-se materializadas na textualidade discursiva desse gênero.

Biografia do Autor

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual de Londrina - UEL
É graduada em Letras/Anglo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e mestre em Estudos da linguagem pela UEL. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UEL e colaboradora dos Projetos coordenados pela Profª. Drª. Elvira Lopes Nascimento, atuando na formação continuada de professores.
Elvira Lopes Nascimento, Universidade Estadual de Londrina - UEL
É doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela USP/SP. Leciona na graduação em Letras, no curso de Especialização em Língua Portuguesa e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente coordena os Projetos “Gêneros textuais e ferramentas didáticas para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa” (UEL) e “Gêneros textuais: uma abordagem no ensino de Língua Portuguesa” (Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica-CEFORTEC/MEC/UEPG/UEL).
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Merlin Deganutti de Barros, E., & Lopes Nascimento, E. (2019). O Ato de resenhar na e para a academia. Revista Linguagem & Ensino, 11(1), 33-57. https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15672