O gênero e-mail pessoal em língua inglesa: descrição e discussão teórica

  • Marta Cristina da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Raquel Santos Lombardi Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sara Rodrigues Vieira de Paula Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: teorias de gênero, descrição de e-mails, correspondência entre keypals

Resumo

A partir de alguns conceitos básicos de teorias de gênero, este artigo visa descrever o gênero e-mail pessoal em inglês, como parte de um projeto em andamento que tem implicações pedagógicas. Os dados foram coletados em 30 e-mails escritos por keypals de diferentes países. Nossa análise focaliza os aspectos sociais e culturais do gênero (principalmente o conceito de propósito comunicativo), mas também considera a linguagem e as convenções formais utilizadas. Na conclusão, apontamos que uma das principais características desse gênero é justamente seu caráter híbrido.

Biografia do Autor

Marta Cristina da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora
É doutora em Letras / Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal Fluminense. Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, leciona disciplinas de Língua Inglesa no Curso de Letras e atua no Programa de Pós-Graduação em Lingüística na linha de pesquisa Lingüística e ensino de língua. Seu principal interesse de pesquisa está na área de gêneros textuais e ensino de leitura.
Raquel Santos Lombardi, Universidade Federal de Juiz de Fora
É licenciada em Letras/Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuou como bolsista de Iniciação Científica no projeto de pesquisa O gênero e-mail pessoal e o ensino de leitura em língua estrangeira no período de 2005 a 2007. Atualmente, está concluindo as habilitações em Língua Inglesa, Língua Francesa e respectivas literaturas na referida universidade, participando como bolsista de Extensão em projetos de ensino de línguas.
Sara Rodrigues Vieira de Paula, Universidade Federal de Juiz de Fora
É graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo participado como bolsista de Iniciação Científica dos projetos de pesquisa O gênero e-mail pessoal e o ensino de leitura em língua estrangeira, orientado pela Profª Drª Marta Cristina da Silva, e Intelectuais em trânsito: arquivos do Exílio, orientado pela Profª Drª Maria Luiza Scher Pereira. Concluiu recentemente o curso de Especialização em Estudos Literários da Universidade Federal de Juiz de Fora, apresentando a monografia Arquivos do Iberismo em Murilo Mendes: Espaço Espanhol e Tempo Espanhol, orientada pela Profª Drª Maria Luiza Scher Pereira.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Silva, M. C. da, Lombardi, R. S., & Paula, S. R. V. de. (2019). O gênero e-mail pessoal em língua inglesa: descrição e discussão teórica. Revista Linguagem & Ensino, 11(1), 59-79. https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15673