A hipermídia como uma ferramenta de ensino: uma revisão da literatura sobre o aprendizado implícito e explícito de vocabulário em língua estrangeira

  • Patrícia Nora de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: hipermídia, língua estrangeira, vocabulário

Resumo

O trabalho discute as aplicações e implicações da tecnologia hipermídia, proporcionada pelo computador, na instrução de vocabulário, investigando maneiras eficientes de usá-la tanto para o aprendizado de vocabulário implícito, quanto o explícito. Para a discussão, consideram-se os resultados de estudos sobre a instrução de vocabulário mediada pela hipermídia. Por meio da revisão da literatura, sugere-se que mais pesquisas são necessárias para se descobrirem os efeitos da hipermídia no desenvolvimento do conhecimento lexical através dos aprendizados implícito e explícito e que estes sejam embasados em teorias que orientem a análise e compreensão do aprendizado através da hipermodalidade.

Biografia do Autor

Patrícia Nora de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora
Possui licenciatura e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Atualmente é professora do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Suas principais áreas de interesse são: hipermídia, aquisição lexical, língua estrangeira, leitura em língua estrangeira e ensino de leitura.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Souza, P. N. de. (2019). A hipermídia como uma ferramenta de ensino: uma revisão da literatura sobre o aprendizado implícito e explícito de vocabulário em língua estrangeira. Revista Linguagem & Ensino, 11(1), 101-124. https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15675