Resenhas

  • Aline Neuschrank Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Adilson do Rosário Toledo Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Marcus Vinícius Liessem Fontana Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
  • Josiane Redmer Hinz Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
  • Rogéria Lourenço dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Palavras-chave: Linguagem, avaliação, ensino, formação de professores

Resumo

Esta seção contém resenhas de cinco livros.

Biografia do Autor

Aline Neuschrank, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
É licenciada em Letras / Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), onde desde 2007 atua na função de professora substituta nas disciplinas de Língua Latina, Sociolingüística e Produção Textual. Atualmente cursa o mestrado em Letras / Lingüística Aplicada na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), na área de Fonologia. Trabalha também como professora de 1ª a 7ª séries do ensino fundamental da Escola Mario Quintana, em Pelotas, ministrando aulas de Redação.
Adilson do Rosário Toledo, Universidade Federal do Paraná - UFPR
É formado em Farmácia e Bioquímica pela UFPR e em Letras Português/Inglês, pela FAFIPAR de Paranaguá. É, ainda, especialista em Ensino da Língua Portuguesa pela PUCPR, mestre em Lingüística da Língua Portuguesa na área de concentração em Sociolingüística (UFPR) e doutorando em Estudos da Linguagem (UEL), na área de concentração de Linguagem e significação. Atua profissionalmente como farmacêutico e como professor do ensino médio e superior. Suas publicações incluem Sistema Pronominal em Uso na Ilha de Valadares (dissertação de mestrado); Síndrome do Medo (crônicas, 2006), e Lino, o Menino de Superagüi (infantil, no prelo).
Marcus Vinícius Liessem Fontana, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
É mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas, com bolsa fornecida pela CAPES. Seu trabalho de dissertação envolve pesquisa a respeito do ensino de idiomas mediado por computador para deficientes visuais a partir da perspectiva da Teoria da Atividade. Possui graduação em Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas, onde atualmente trabalha como professor substituto nas áreas de língua espanhola, lingüística aplicada, fonologia e fonética da língua espanhola, orientação de estágios e tecnologias para o ensino de línguas. Também é professor efetivo da Escola Mário Quintana,atendendo a grupos de oitava série e de Ensino Médio.
Josiane Redmer Hinz, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
É licenciada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Católica de Pelotas, onde trabalhou como bolsista de iniciação científica na área de Lingüística Aplicada. Atualmente, é aluna do curso de Mestrado em Letras destauniversidade e professora de Língua Portuguesa do ensino fundamental da Rede Municipal de São Lourenço do Sul.
Rogéria Lourenço dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Possui licenciatura em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas (UNIFRA-RS). Atualmente cursa Especialização em Metodologias de Ensino de Língua Inglesa (UNIFRA-RS) e Mestrado em Estudos Lingüísticos (UFSM). É participante do GRPesq/CNPq “Linguagem como Prática Social”. Tem interesse nas áreas de gêneros discursivos, artigos de popularização da ciência, ESP e educação a distância.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Neuschrank, A., do Rosário Toledo, A., Vinícius Liessem Fontana, M., Redmer Hinz, J., & Lourenço dos Santos, R. (2019). Resenhas. Revista Linguagem & Ensino, 11(1), 237-261. https://doi.org/10.15210/rle.v11i1.15680