Portfólio empresarial digital
gênero do discurso ou suporte textual?
Palavras-chave:
Portfólio empresarial, Gêneros do discurso, Suporte de textos, Enunciado
Resumo
Neste artigo, objetivamos responder à seguinte questão: o portfólio empresarial é um gênero do discurso ou um suporte de textos? Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e de análise de dados. Na parte bibliográfica, conceituamos portfólio, a partir de fontes diversas, e gêneros do discurso e suporte de textos, a partir de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2003), respectivamente, com vistas a aproximar os conceitos citados. Na análise de dados, analisamos dois portfólios empresariais digitais, correlacionando-os às características de gênero e de suporte. Como resultado, consideramos que o portfólio empresarial constitui-se como um gênero do discurso, cujo nome provém do/remete ao suporte textual do portfólio analógico (impresso): porta-folhas. Assim sendo, a incerteza de se caracterizar o portfólio empresarial como gênero vem menos do fato de se ver nele características de gênero, mas antes da polissemia do termo portfólio, que pode significar um suporte de estocagem de uma coletânea de textos/folhas ou um gênero do discurso.
Publicado
2019-03-15
Como Citar
Rodrigues, R. H., & Rauber, M. J. (2019). Portfólio empresarial digital: gênero do discurso ou suporte textual?. Revista Linguagem & Ensino, 12(2), 351-371. https://doi.org/10.15210/rle.v12i2.15714
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).