“Agolaquena”: elementos para uma abordagem de formas complexas de discurso na enunciação de crianças autistas

Palavras-chave: Criança autista, Enunciação, Categoria de pessoa, Formas complexas de discurso.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é investigar como se organiza a categoria de pessoa nas produções enunciativas da criança autista para vislumbrar a instauração da singularidade do sujeito no exercício da língua. Nosso corpus é formado por dados de interação envolvendo duas crianças autistas diferentes em situações diversas (tanto clínica quanto naturalística), presentes no trabalho de Rêgo Barros (2011). Os resultados de nossas análises mostram que, através da observação dos mecanismos enunciativos presentes na fala da criança autista, é possível compreender diferentes modos de apropriação do sistema da língua e de instauração da singularidade do sujeito no discurso. Nesse sentido, as formas complexas de discurso na enunciação da criança autista têm a propriedade de explicitar, dentro das regularidades que suportam a categoria de pessoa no discurso, as singularidades do estar/ser de cada sujeito na relação discursiva com o outro.

Biografia do Autor

José Temístocles Ferreira Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco
É prof. adjunto na área de Linguística e Língua Portuguesa da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Natanael Duarte de Azevedo, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba. Possui o título de Mestre em Letras pelo mesmo Programa de Pós-graduação. Tem experiência na área de Literatura e Linguística, com ênfase em História da Literatura e da Leitura, Linguística saussuriana, Psicanálise lacaniana e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura luso-brasileira do século XIX, movimentos de linguagem, cinema, linguística e psicanálise, sujeito. Atualmente é professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UEADTec) da Universidade Federal Rural do Pernambuco. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE e, atualmente, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) da UFRPE.
Vicentina Ramires Borba, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e pós-doutorado em Linguística Aplicada na UECE, com estágio no Centre détude sur lactuel et le Quotidien, na Université Paris Descartes - Sorbonne-Paris (2016). É professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, lecionando nos cursos de Graduação e no Programa de Mestrado em História dessa Universidade. Desenvolve estudos relacionados a gêneros textuais, produção de textos, análise crítica de discursos, identidade de gêneros e prática pedagógica. Tem desenvolvido também pesquisas relacionadas à produção de discursos no meio urbano e rural, especialmente no contexto do trabalho feminino.

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Publicado
2020-08-19
Como Citar
Temístocles Ferreira Júnior, J., Duarte de Azevedo, N., & Ramires Borba, V. (2020). “Agolaquena”: elementos para uma abordagem de formas complexas de discurso na enunciação de crianças autistas. Revista Linguagem & Ensino, 23(3), 809-827. https://doi.org/10.15210/rle.v23i3.17644