Nuevas percepciones de la historicidad en la novelística contemporánea de América Latina
Resumo
Luego de una breve revisión estado de la cuestión en torno a la conciencia histórica reciente y algunas de sus narrativas nos ocupamos de un abordaje en torno a la pregnancia de la historicidad en otros moldes genéricos latinoamericanos recientes. Para ello se hace necesaria la revisión de algunas categorías de la narratividad, tales como el tiempo, el personaje y la memoria. Ha habido una emergencia de nuevas percepciones del pasado que, a nuestro modo de ver, se formalizan de manera radicalmente diferente, a punto tal que permite dar por cerrado el ciclo de la llamada Nueva Novela Histórica.
Publicado
2020-03-19
Como Citar
Maíz, C. (2020). Nuevas percepciones de la historicidad en la novelística contemporánea de América Latina. Revista Linguagem & Ensino, 23(1), 114-129. https://doi.org/10.15210/rle.v23i1.17737
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).