Perspectiva intercultural em práticas de formação de docentes indígenas

Palavras-chave: Decolonialidade, Interculturalidade, Formação de docentes indígenas, Português intercultural, Ideologia linguística

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o estatuto do Português Intercultural, língua de relações interculturais, na licenciatura em Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás. Mais especificamente, visa-se discutir sobre como os docentes indígenas nas aulas de Português Intercultural estão significando e conceituando ideologias linguísticas coloniais, tais como linguagem, língua, escrita e padrão linguístico, transformadas em instrumento político de resistência em suas lutas cotidianas. A sustentação empírica são as práticas linguísticas orais e escritas de docentes indígenas, documentadas nas aulas de Português, em 2014 e 2015, e em publicações em livros e periódicos da área. A leitura dos textos é orientada pelos princípios do Paradigma Indiciário (GINZBURG, 2016), e a interpretação dos resultados é fundamentada nos pressupostos da Decolonialidade e pela concepção de língua como prática social. Os resultados mostram que o diálogo intercultural decolonial, nas relações de poder linguístico, não prescinde das estratégias de dominação das próprias forças dominadoras. 

Biografia do Autor

Tânia Ferreira Rezende, Universidade Federal de Goiás - UFG
Doutora em Linguística. Professora da Faculdade de Letras, com atuação no Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, no campo da Sociolinguística (LP Linguagem, Sociedade e Cultura), com ênfase em Cosmolinguística e Letramento Intercultural em situação de deslocamento e contato. Coordenadora do Laboratório de Políticas de Promoção da Diversidade Linguística e Cultural e do Obiah Grupo de Estudos Interculturais Decoloniais da Linguagem
Eunice Moraes da Rocha Rodrigues, Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestranda em Performances Culturais no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás. Pós-Graduação Lato senso em Educação Intercultural, Universidade Federal de Goiás, Graduada em Educação Intercultural pelo Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior de Professores Indígenas, Universidade Federal de Goiás. Professora na Escola Estadual Indígena Cacique José Borges, Terra Indígena Carretão, Goiás.

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Publicado
2020-11-06
Como Citar
Ferreira Rezende, T., & Moraes da Rocha Rodrigues, E. (2020). Perspectiva intercultural em práticas de formação de docentes indígenas. Revista Linguagem & Ensino, 23(4), 1204-1223. https://doi.org/10.15210/rle.v23i4.18551