Slam Poetry

Entre os impasses da crítica e da criação

Palavras-chave: Crítica, Leitura, Poesia Contemporânea, Periferia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir, à luz da crítica literária, a prática de leitura de poesia hoje. O recorte proposto em nossa discussão toma como foco de análise a leitura de poesia e sua abordagem crítica e analítica no contexto acadêmico das universidades brasileiras. Para tanto, traçamos um percurso metodológico que compreende os seguintes passos: 1) apresentar os impasses enfrentados pela crítica literária universitária, com especial atenção à poesia; 2) debater algumas das hipóteses mais recentes no que diz respeito à crítica de poesia; 3) pensar a crítica de poesia como prática situada. Neste último ponto, nossa ênfase recai na produção poética da periferia, sobretudo o slam poetry conduzido por mulheres, a partir da qual defendemos a hipótese de que ler poesia hoje demanda a inserção do (olhar) crítico no contexto social e cultural dos poetas, o que demanda uma expansão do ato de ler poesia para apreender questões que intercruzam o estético, o político e o ético.

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Biografia do Autor

Paulo Eduardo Benites de Moraes, Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente do Departamento de Línguas Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia. Líder do Grupo de Pesquisa em Poéticas Moderna e Contemporânea (UNIR/CNPq).
Patrícia Pereira Da Silva, Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Mestranda em Estudos Literários (UNIR). Especialista MBA em Gestão de Planejamento Estratégico no Setor Público (IFRO, 2020). Cursando pós-graduação em LIBRAS - Tradução e Interpretação (IBF). Licenciada em Letras Português e suas Respectivas Literaturas pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR, 2020). Tecnóloga em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO, 2016). Experiência de docência nas escolas EEEFM Marechal Castelo Branco e IEE Carmela Dutra pelo estágio de observação e regência no ensino fundamental e médio; também na escola EEEFM São Luiz pelo Programa Residência Pedagógica da CAPES no ensino médio; e experiência de docência universitária na área de Linguística pelo Programa Monitoria Acadêmica da PROGRAD/UNIR

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Publicado
2021-01-28
Como Citar
Eduardo Benites de Moraes, P., & Pereira Da Silva, P. (2021). Slam Poetry: Entre os impasses da crítica e da criação. Revista Linguagem & Ensino, 24(1), 42-60. https://doi.org/10.15210/rle.v24i1.20417