Slam Poetry
Entre os impasses da crítica e da criação
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir, à luz da crítica literária, a prática de leitura de poesia hoje. O recorte proposto em nossa discussão toma como foco de análise a leitura de poesia e sua abordagem crítica e analítica no contexto acadêmico das universidades brasileiras. Para tanto, traçamos um percurso metodológico que compreende os seguintes passos: 1) apresentar os impasses enfrentados pela crítica literária universitária, com especial atenção à poesia; 2) debater algumas das hipóteses mais recentes no que diz respeito à crítica de poesia; 3) pensar a crítica de poesia como prática situada. Neste último ponto, nossa ênfase recai na produção poética da periferia, sobretudo o slam poetry conduzido por mulheres, a partir da qual defendemos a hipótese de que ler poesia hoje demanda a inserção do (olhar) crítico no contexto social e cultural dos poetas, o que demanda uma expansão do ato de ler poesia para apreender questões que intercruzam o estético, o político e o ético.Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação – para quê? In: _______. Educação e emancipação. Trad. Wolgang Leo Maar. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. p. 139-168.
ANDRADE, Mário. O empalhador de passarinho. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972.
BASTOS, Meimei. Diz do autoamor, ou siririca. In: DUARTE, Mel. Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta. DUARTE, Mel (org.). São Paulo: Planeta do Brasil, 2019, pp. 166-169.
BASTOS, Meimei. Teimosia. In: DUARTE, Mel. Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta. DUARTE, Mel (org.). São Paulo: Planeta do Brasil, 2019, pp. 172-173.
BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: ______. O anjo da história. Tradução de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 83-90.
CASTRO, Josué de. Homens e Caranguejos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1967.
DOMENECK, Ricardo. Ideologia da percepção ou algumas considerações sobre a poesia contemporânea no Brasil. Revista Inimigo Rumor, Rio de Janeiro, n. 18. 2º semestre 2005/1ºsemestre 2006, p. 175-216, 2006.
EVARISTO, Conceição. Prefácio. In: Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta. DUARTE, Mel (org.). São Paulo: Planeta do Brasil, 2019, pp. 13-15.
FRANCHETTI, Paulo. Crítica literária: algumas reflexões intempestivas. Revista terra roxa e outras terras, Londrina, v. 32, p. 115-123, 2016. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/30197/21424. Acesso em: 15 de abril de 2019.
GARRAMUÑO, Florencia. O império dos sentidos: poesia, cultura e heteronomia. In: PEDROSA, Célia (org.); ALVES, Ida (org.). Subjetividades em devir. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008, pp. 82-91.
GINZBURG, Jaime. Periódicos acadêmicos: Antagonismo entre produção e leitura (notas sobre revistas da área de Letras publicadas em 2013). Revista Expedições: Teoria da História & Historiografia, vol. 5, n. 1, jan.-jul. 2014. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revista_geth/article/view/3059. Acesso em: janeiro de 2015.
GONZALES, Lélia. A categoria político-cultural da Amefricanidade. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque (org). Pensamento feminista - conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2019, p. 341-356.
hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Tradução de Cátia Bocaiuva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019.
KIMANI. TÔ PELA LUANA, PELAS MANAS, PELAS XANAS, XOTAS. In: SLAM DAS MINAS SP (org.). Mudas: falas são sementes em germinação. São Paulo: Conecta Brasil, 2018, p. 20.
LORDE, Audre. Irmã outsider. Tradução Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
MAGALHÃES, Danielle; PUCHEU, Alberto. A poesia como um gesto em “Rebotalho”, de Masé Lemos, e em “Um teste de resistores”, de Marília Garcia. SEDA -Revista de Letras da Rural/RJ. Seropédica/RJ, v.2, n.4, jan./abri., 2017, p.8-24. Disponível em: https://www.revistaseda.org/index.php/seda/article/view/47/35. Acesso em: 09 de outubro de 2020.
MORRISON, Toni. A origem dos outros: seis ensaios sobre racismo e literatura. Tradução Fernanda Abreu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
NASCIMENTO, Érica Peçanha. Literatura e Periferia: considerações a partir do contexto paulistano. In: DALCASTAGNÈ, Regina (org.); TENNINA, Lucia (org.). Literatura e Periferias. Porto Alegre: Zouk, 2019, p. 15-38.
PUCHEU, Alberto. Apoesia contemporânea. Rio de Janeiro: azougue, 2014.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura anfíbia. In: ______. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, p. 64-73.
SCHEEL, Marcio. O primado do pensamento em série – De como produzir ciência faz divisa com fabricar chuveiros. Revista Insight Inteligência. São Paulo, ano XX, Nº 78 jul/ago/set., 2017, p. 104-119. Disponível em: https://www.insightinteligencia.com.br/pdfs/78.pdf. Acesso em: 20 de setembro de 2020.
SCIENCE, Chico; NAÇÃO ZUMBI. Da lama ao caos. Rio de Janeiro: Chaos, 1994
RIBEIRO, Luz. Estanca. São Paulo: Quirino Edições, 2017.
ROCHA, João Cezar Castro. Crítica literária: em busca do tempo perdido? Chapecó: Argos, 2011.
ROCHA, João Cezar Castro (org.); PRIGOL, Valdir (org.). Por uma esquizofrenia produtiva: (Da prática à teoria). Chapecó: Argos, 2015.
ROMÃO, Luiza. FADIGA. In: DUARTE, Mel. Querem nos calar: poemas para serem lidos em voz alta. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019. p. 117.
TENNINA, Lucia. Saraus das periferias de São Paulo: poesia entre tragos, silêncios e aplausos. Estud. Lit. Bras. Contemp. [online]. 2013, n.42, pp.11-28. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2316-40182013000200001&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: janeiro de 2020.
TENNINA, Lucia. Cuidado com os poetas! Literatura e periferia na cidade de São Paulo. Tradução Ary Pimentel. Porto Alegre: Zouk, 2017.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Educ, 2000