Leitor, leitura e a representação da intelectualidade feminina na literatura: de África à América Ladina

  • Denilson Lima Santos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Palavras-chave: Améfricas, Leitor, Leitura, Tradição da Palavra, Intelectualidade feminina

Resumo

A literatura permite estabelecer diálogos múltiplos e, nesse contexto, o presente ensaio  apresenta as autoras Isabel Ferreira (Angola), Conceição Evaristo (Brasil), Amalia Lú Posso Figueroa (Colômbia) e María Nsué Angüe (Guiné Equatorial) como exemplos de mulheres escritoras que elaboram narrativas em que se pode  refletir sobre três categorias, a saber, o leitor, a leitura e a formação do leitor, no processo criativo textual e no espaço da intelectualidade feminina africana e afro-latino-americana. Para isso, lança-se mão da literatura comparada como método de investigação com o objetivo de compreender o texto em uma perspectiva ampla e capaz de formar outras epistemologias e estéticas. Faz-se necessário entender e visibilizar outras vozes e letras no cenário da arte escrita. Assim, podemos dizer que as escritoras se inserem na discussão da tradição da palavra prenhe de saberes africanos e diaspóricos presentes nos contos e romances.

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Biografia do Autor

Denilson Lima Santos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Professor Colaborador do Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África, MEL-Malês. Bolsista Produtividade, CNPq, Processo: 306596/2020-2.

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Publicado
2024-11-15
Como Citar
Lima Santos, D. (2024). Leitor, leitura e a representação da intelectualidade feminina na literatura: de África à América Ladina. Revista Linguagem & Ensino, 27(2), 242-254. https://doi.org/10.15210/rle.v27i2.26319