Papel transformador da Literatura na formação integral dos jovens brasileiros

  • Marcos Aparecido Pereira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
Palavras-chave: Literatura, Desenvolvimento humano, Criatividade, Formação integral

Resumo

A literatura é essencial no desenvolvimento humano, especialmente na educação. Este estudo destaca a importância da literatura na formação dos jovens brasileiros, enfatizando sua contribuição para a criatividade, as habilidades socioemocionais e o desenvolvimento social. Através de histórias e dilemas, a literatura incentiva o pensamento crítico e a imaginação. Ao lidar com diferentes perspectivas, os jovens aprimoram a empatia e as suas habilidades sociais, fundamentais para a vida em sociedade. Além disso, ao serem expostos a diversos estilos literários, ampliam seu repertório cultural e sua capacidade crítica, expandindo seus horizontes de compreensão do mundo. Portanto, valorizar a literatura no processo educacional é crucial para uma educação inclusiva e humanizada no século XXI.

Biografia do Autor

Marcos Aparecido Pereira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
Doutor em Estudos Literários pela Universidade de Mato Grosso, UNEMAT. Docente IFMT Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Ensino PPGEN-IFMT/UNIC – Campus Cuiabá.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Editora 34, 2017.

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

BANDURA, Albert. Self-regulatory mechanisms. In: Bandura, Albert. Social Foundations of thought and action: a social cognitive theory. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1996.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

CARMO, Willian Júnio do. Arte e criatividade: um olhar sobre a importância das aulas de Arte nos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, v. 22, n. 26, n.p., 2022.

DAS, Kamala. An introduction. In: DAS, Kamala. Kamala Das - poems. [S. l.]: Classic Poetry Series. E-book. p. 7-8. Disponível em: https://www.poemhunter.com/i/ebooks/pdf/kamala_das_2012_4.pdf. Acesso em: 26 abr. 2024.

DODELL-FEDER, David; TAMIR, Diana. Fiction reading has a small positive impact on social cognition: a meta-analysis. Journal of Experimental Psychology: General, v. 147, n. 11, p. 1713-1727, 2018.

IDOETA, Paula Adamo. A surpreendente queda de criatividade em adolescentes do mundo detectada pela OCDE. BBC Brasil, São Paulo, 15 de novembro de 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-59099276. Acesso em: 16 ago. 2024.

LLOSA, Mario Vargas. A tentação do impossível: Victor Hugo e Os miseráveis. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

LLOSA, Mario Vargas. La verdad de las mentiras. Livro digital. Alfaguara, 2016.

MORICONI, Italo. Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, v. 17, n. 1, p. 47-62, 2004.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

Plataforma Pró-Livro. Retratos da Leitura no Brasil. 2020. Disponível em: http://plataforma.prolivro.org.br/retratos.php. Acesso em: 10 mar. 2024.

POE, Edgar Allan. O corvo e outros poemas. São Paulo: Lafonte, 2020.

TENÓRIO, Jeferson. O avesso de pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

TEZZA, Cristóvão. Literatura à margem. Porto Alegre: Dublinense, 2018.

ZILBERMAN, Regina. Sim, A literatura educa. In: Zilberman, Regina; Silva, Ezequiel Theodoro da. Literatura e pedagogia: ponto e contraponto. Campinas: Global, 2008.

Publicado
2024-11-15
Como Citar
Pereira, M. A. (2024). Papel transformador da Literatura na formação integral dos jovens brasileiros. Revista Linguagem & Ensino, 27(2), 275-286. Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/27614