SIMÕES LOPES NETO E PELOTAS: INFLUÊNCIA DA CIDADE NA OBRA REGIONALISTA DO SEU MAIOR ESCRITOR
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar a influênciaque a cidade de Pelotas, terra natal de J. Simões Lopes Neto,exerceu sobre a sua carreira de escritor e sobre a sua obra literária—mais especificamente, sobre a sua opção pelo regionalismo.Pretende provar duas hipóteses: a de que a cidade, valorizando aatividade intelectual, estimulou-o a desenvolver a sua inclinaçãoliterária; e a de que, sendo o centro econômico e cultural da regiãoda Campanha —que é o ambiente onde se desenrolam todos osenredos do escritor—, facilitou o seu encontro com a temática rural,embora ela própria, Pelotas, fosse eminentemente urbana.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.