MODERNIDADE URBANA E DOMINAÇÃO DA NATUREZA: O SANEAMENTO DE PELOTAS NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

  • Paulo Roberto Rodrigues Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo trata dos primeiros planos de saneamento da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Nossa intenção é analisar o papel do higienismo e dos planos de saneamiento na adaptação da morfologia urbana da cidade às necessidades da sociedade capitalista e industrial. Pelotas no início do século XX era um importante centro econômico e recebeu as inovações características dos processos de modernidade social. Neste artigo, caracterizamos a evolução das idéias higiênicas na cidade, desde as primeiras iniciativas, até a realização de planos gerais de reforma e melhoramentos urbanos, que tiveram impactos significativos na morfologia urbana e na ordem socio-espacial da cidade. O artigo sinaliza que apesar do discurso higienista, muitas regras higiênicas não eram cumpridas na cidade, concluindo que o saneamento da cidade se caracterizou tanto como um instrumento de controle da ordem social, como um projeto inovador.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Rodrigues Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutor em Geografia Humana (Universidad de Barcelona, Espanha, Bolsista BEX-CAPES, 1999-2002). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande (1987). Mestre em Geografia pela Unesp/Rio Claro (1994). Professor Associado do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e colaborador no Programa de Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Foi professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) de 1993 à 2006. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia urbana, metropolização, reestruturação urbana, desenvolvimento urbano e regional, geografia econômica e planejamento urbano e regional. Participa, como pesquisador, do Núcleo Porto Alegre do Observatório das Metrópoles (INCT/CNPq).
Publicado
2017-08-07
Como Citar
Soares, P. R. R. (2017). MODERNIDADE URBANA E DOMINAÇÃO DA NATUREZA: O SANEAMENTO DE PELOTAS NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. História Em Revista, 7(7). https://doi.org/10.15210/hr.v7i7.11889
Edição
Seção
Artigos