REDE SOCIAL E PRESTÍGIO FAMILIAR NAS CARTAS DA BARONESA DE TRÊS SERROS
Resumo
As cartas enviadas por Amélia Hartley de Brito Antunes Maciel, Baronesa de TrêsSerros, para sua filha Amélia Aníbal Hartley Antunes Maciel informam, entre outros assuntos,como ela se utilizava do prestígio familiar bem como de suas redes sociais a fim de evitar oucontornar problemas e, sobretudo, garantir privilégios. Sendo uma das responsáveis por avivar arede de relações da família Antunes Maciel a correspondência de Amélia permite perceber comoela e as demais mulheres da família, através de seus contatos, poderiam se auxiliar sem recorrerdiretamente às redes sociais estabelecidas por seus maridos e genros. A rotina diária de Amélia,repleta de visitas recebidas e retribuídas evidencia o que, de acordo com Anne Martin-Fugier, faziaparte da administração do tempo de uma mulher a boa sociedade. As cartas evidenciam que, alémda Baronesa, a filha Sinhá e também suas netas Zilda e Dea, foram responsáveis por dar sequênciaà trajetória familiar na manutenção das redes de relações adentrando com maior ênfase o espaçopúblico.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.