“É UMA NEGRA FEITICEIRA, MULHER RUIM”: RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA E MASCULINIDADE. ANÁLISE DE UM PROCESSO-CRIME, 1918 (SANTA MARIA –RS)

  • Lisiane Ribas Cruz
  • Priscilla Almaleh

Resumo

O presente artigo visa contribuir para os estudos de gênero, sobretudo aqueles que visam a discussão sobre os arranjos dos sexos. Em 1918, na cidade de Santa Maria, na zona central do estado do Rio Grande do Sul, um homem é ferido a bala por outro membro da comunidade e levado a juízo. A partir desse fato, conseguimos vislumbrar uma rica trama dos membros da região denominada “Allemôa”, que perpassam situações cotidianas e que mostram como articulavam-se questões raciais e de gênero. Como personagens principais temos Magdalena, chamada de prostituta, e seu irmão Attílio, réu, que defende a honra de sua irmã. Encontramos também Fausta, uma negra que recebe bordoadas e é acusada de feitiçaria. A partir dessas construções históricas e culturais, como as de raça e gênero, remontamos a trama a partir da narrativa do processo, reconstruindo e analisando questões de suma importância das relações sociais.
Publicado
2020-12-02
Como Citar
Cruz, L. R., & Almaleh, P. (2020). “É UMA NEGRA FEITICEIRA, MULHER RUIM”: RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA E MASCULINIDADE. ANÁLISE DE UM PROCESSO-CRIME, 1918 (SANTA MARIA –RS). História Em Revista, 24(2). https://doi.org/10.15210/hr.v24i2.15899