O horror “socialmente relevante” da Ec Comics: uma análise da história em quadrinhos "The patriots" de 1952
Resumo
Este artigo se dedica a analisar a história em quadrinhos chamada “The Patriots” publicada no número #2 da revista Shock SuspenStories, de abril e maio de 1952, da editora estadunidense EC Comics. A EC Comics ficou conhecida nos anos 1950 pelas suas publicações de horror e suspense que, em certas medidas, desafiavam as convenções e a moralidade da época, marcada profundamente pelos embates da Guerra Fria na política externa e do macarthismo e anticomunismo na esfera doméstica. A narrativa analisada neste trabalho se insere em uma série de histórias da editora que efetuam uma crítica social explícita à política do período, no caso presente, a crítica à cruzada anticomunista, ao macarthismo, e à chamada “caça às bruxas” realizada no período. É em referência a esse contexto que iremos analisar a história, inserindo sua crítica no plano de fundo em que foi escrita e contrapô-la aos eventos políticos dos anos 1950 com os quais ela estabelece diálogo.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.