Guerra e sexo em Lost Girls, de Alan Moore e Melinda Gebbie

  • Márcio dos Santos Rodrigues
  • Suellen Cordovil da Silva

Resumo

Discute-se a relação entre erotismo, pornografia e a memória histórica da Primeira Guerra Mundial a partir de Lost Girls, de Alan Moore e Melinda Gebbie. Lost Girls é uma história em quadrinhos que conta o início da vida sexual de três importantes personagens femininas de ficção do fim do século XIX e início do século XX. O nosso ponto principal de discussão será observar como a obra estabelece uma crítica às guerras, ao colocar em evidência elementos e representações do período. A obra trabalha uma atmosfera histórica embebida da liberdade sexual das personagens femininas da literatura clássica em meio a um cenário pré-Primeira Guerra. Por meio da noção que Hans Ulrich Gumbrecht desenvolve e designa por stimmung (atmosfera ou clima histórico) buscamos compreender o processo que os autores constroem, ao transpor e reunir personagens como, por exemplo, Alice, Wendy e Dorothy no mesmo enredo. Considerando Gumbrecht, analisamos como Moore e Gebbie estabelecem um diálogo não apenas com a literatura, mas com o passado, percebendo a forma como presentificam na obra uma atmosfera histórica que culminou na eclosão da Primeira Guerra Mundial.

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Publicado
2023-01-21
Como Citar
Rodrigues, M. dos S., & da Silva, S. C. (2023). Guerra e sexo em Lost Girls, de Alan Moore e Melinda Gebbie. História Em Revista, 28(1). https://doi.org/10.15210/hr.v28i1.24229