Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica

  • Magda Floriana Damiani Universidade Federal de Pelotas
  • Renato Siqueira Rochefort
  • Rafael Fonseca de Castro
  • Marion Rodrigues Dariz
  • Silvia Siqueira Pinheiro

Resumo

Este trabalho, de caráter teórico-metodológico, tem como objetivo discutir alguns problemas e algumas ideias relacionados a pesquisas que envolvem intervenções, na área da Educação. O artigo inicia com uma definição desse tipo de investigação que, em nosso grupo, é denominado pesquisa do tipo intervenção pedagógica e definida como uma pesquisa que envolve o planejamento e a implementação de interferências (mudanças, inovações pedagógicas) – destinadas a produzir avanços, melhorias, nos processos de aprendizagem dos sujeitos que delas participam – e a posterior avaliação dos efeitos dessas interferências. O trabalho defende a pertinência de atribuir status de investigativo a esse tipo de pesquisa, por entendê-la capaz de produzir conhecimento educacional. Além disso, fundamenta as pesquisas interventivas a partir da Teoria Histórico-Cultural da Atividade e propõe um roteiro para a elaboração de relatórios desse tipo de investigação. O trabalho encerra com o breve relato de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica realizada por um dos membros de nosso grupo.
Como Citar
Damiani, M. F., Rochefort, R. S., Castro, R. F. de, Dariz, M. R., & Pinheiro, S. S. (1). Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos De Educação, (45), 57-67. https://doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3822
Seção
Artigos