Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Expressa Extensão?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista aceita propostas de textos encaminhadas para uma das suas seções, por colaboradores internos e externos à Universidade, conforme cronograma e condições expostos na chamada para submissão.
 
Os textos são publicados no formato pdf e ePub.
 
Caso o autor tenha dúvidas em relação ao enquadramento do seu texto no escopo da revista e/ou na edição temática, as propostas devem ser enviadas para o endereço eletrônico expressaextensaoufpel@gmail.com
 
Os textos submetidos pelo sistema devem atender as seguintes especificações: 
 
  1. Como a revista não possui revisor de idioma estrangeiro e revisor de língua portuguesa, se os pareceristas indicarem revisão textual (gramatical e ortográfica), o autor deverá realizar a revisão. Se na segunda avaliação feita após o atendimento aos pareceres for evidenciado que o texto continua com problemas, a Revista não o publicará, independente de outras questões terem sido atendidas.
  2. Os trabalhos apresentados à revista, assim como aqueles publicados, em qualquer de suas seções, são de inteira responsabilidade dos autores.
  3. Os artigos devem conter, no máximo, 40.000 caracteres sem espaço, incluindo referências, legendas, resumo, abstract, palavras-chave, key words e notas.
  4. Os relatórios e ensaios devem conter, pelo menos, 10.000 caracteres sem espaço, incluindo referências, legendas, resumo, abstract, palavras-chave, keywords e notas.
  5. Os textos submetidos para a seção Memória Visual da Extensão devem ter entre 5.000 e 10.000 caracteres sem espaço, incluindo referências, legendas, resumo, abstract, palavras-chave, keywords e notas, e conter até 10 imagens em jpeg ou vídeo de até 10 minutos de duração.
  6. O texto da seção Entrevistas não pode exceder 20.000 caracteres sem espaço, incluindo referências, legendas, resumo, abstract, palavras-chave, keywords e notas.
  7. Na seção Artigo, o primeiro autor deve ser doutor. Para as outras seções, o primeiro autor deverá estar ao menos vinculado a um curso de Pós-Graduação. Caso o texto seja aprovado e a ordem estiver incorreta, a mesma será alterada pelo editor no sistema.
  8. Todo o trabalho submetido deve ser inédito e não poderá ter sido apresentado a outro periódico concomitantemente.
  9. As referências devem obedecer à norma NBR 6023, e as citações, à norma NBR 10520.
  10. Todos os textos devem ser digitados em fonte Times New Roman 12, com espaço entre linhas de 1,5, e com todas as margens de 3 cm.
  11. O título deve ser sucinto e preciso, evitando ultrapassar 2 linhas, e deverá estar em português e em inglês.
  12. Todos os textos devem conter resumo e abstract de, no máximo, 250 palavras, com as respectivas palavras-chave/keywords.
  13. As tabelas, quadros, gráficos etc. devem estar devidamente numerados e referidos no texto.
  14. O usuário responsável por submeter o texto pelo sistema deverá preencher todos os campos referentes às informações dos autores e coautores.
  15. As informações que deverão ser preenchidas no sistema são: Nome completo, E-mail para contato, Instituição/Afiliiação, selecionar o País e informar o resumo da Biografia, com a respectiva titulação e endereço da instituição. Exemplo da biografia: Professor Doutor - Departamento de XXX e Programa de Pós-Graduação em XXX- Faculdade de XXX  - UFPel - Universidade Federal de Pelotas,  Campus II, Rua Alm. Barroso, 1202, CEP 96010-280, Pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil.  Além disso, deverá ser preenchido, obrigatoriamente, o nome do texto, resumo, palavras-chave e referências.
  16. O texto submetido no sistema não poderá conter informações que possam revelar a identidade dos autores. As informações dos autores deverão constar unicamente no sistema, inseridas no momento da submissão do trabalho. Quando do envio da versão final, depois de ter passado pelas avaliações e ter sido aprovado, os autores deverão, então, incluir autores e coautores no arquivo, na ordem correta e com suas respectivas biografias.
  17. O número de autores por texto é de no máximo 6, dentre autor e coautor.
  18. Um mesmo autor não pode estar inserido em mais de um trabalho em uma mesma edição da revista.
  19. Cada autor somente pode ter um texto em processo de avaliação, ou seja, entre o início da submissão e sua publicação final. Resguarda-se, ainda, um interstício de duas edições subsequentes de um texto publicado para que o autor submeta nova contribuição à Expressa Extensão.
  20. Todas as siglas devem ser desmembradas em sua primeira ocorrência no texto. Repete-se o seu significado, isto é, a sigla por extenso, ao longo do texto, apenas se necessário.
  21. Não usar destaques sublinhados ou em negrito. O itálico é reservado para palavras estrangeiras. Usá-lo com parcimônia em outras situações. As aspas são para conceitos, citações e títulos. 
  22. Todas as fontes citadas no texto devem estar completamente referenciadas ao final do artigo – e NÃO como notas de rodapé, conforme Normas ABNT adaptadas ao padrão da revista. Notas de rodapé apenas complementam alguma informação do texto. NUNCA inserir nelas referências bibliográficas de autores ou obras que estão sendo tratados, a não ser que seja uma citação secundária.
  23. Todas as citações, por menores que sejam, devem conter sua fonte (autor ou publicação, ano e página). Não usar idem, ibidem. 
  24. Ressalta-se que pelo menos 60% do conteúdo da publicação deve ter caráter original no âmbito acadêmico.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto é inédito, e não foi encaminhado para outra publicação.
  2. Qualquer divergência das diretrizes deve estar justificada em "Comentários ao Editor".
  3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  4. URLs para as referências foram informadas, quando necessário, de acordo com as normas ABNT.
  5. O texto está com espaço entre linhas de 1,5; usa uma fonte Times New Roman tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento e, também, como anexos.
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em DIRETRIZES PARA AUTORES, na seção Sobre a Revista.
  7. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme consta em AVALIAÇÃO CEGA POR PARES.
 

Declaração de Direito Autoral

A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.