A Arte de Doar e Compartilhar Vida: reflexão sobre doação de órgãos e tecidos humanos por meio de exposição de arte

  • Mariane Loch Sbeghen Universidade de Passo Fundo
  • Amábile Cristina Novaes Scorteganha Universidade de Passo Fundo
  • Camila Adriele Iser Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Artes Visuais. Doação de Órgãos e Tecidos. Gravura. Instalação.

Resumo

A exposição A Arte de Doar e Compartilhar Vida buscou sensibilizar para a conscientização da doação de órgãos e tecidos, durante evento de pesquisa e extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF), e avaliar de maneira qualitativa a percepção dos visitantes da roda de conversa sobre a temática decorrente da exposição. A mostra de arte foi composta por trabalhos realizados por alunos e ex-alunos do curso de Artes Visuais, da UPF, durante os anos de 2013 e 2016, na linguagem visual de gravura organizada de maneira a compor uma instalação. Visando a oportunidade de troca de experiências acerca da temática e o acesso à informação, a exposição contou com a visita de acadêmicos e extensionistas da Universidade, além da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) da cidade de Passo Fundo.Observou-se que a exposição dos objetos de arte foi fundamental para promover a reflexão e a sensibilização decorrente da temática abordada na III Semana do Conhecimento, pois, durante a roda de conversa, houve a contribuição da mostra para a memória visual dos participantes.

Biografia do Autor

Mariane Loch Sbeghen, Universidade de Passo Fundo
Mestra em História (UPF), Especialista em Arteterapia, Graduada em Desenho e Plástica, Bacharelado e Licenciatura Plena (UPF), Coordenadora do curso de Artes Visuais (FAC/UPF) e Orientadora do projeto de extensão Comunidades Sustentáveis.
Amábile Cristina Novaes Scorteganha, Universidade de Passo Fundo
Graduada em Artes Visuais, Licenciatura, pela Faculdade de Artes e Comunicação (FAC/UPF), pós-graduanda do curso de Especialização em Arteterapia (UPF) e bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e de Assuntos Comunitários (Paidex/UPF).
Camila Adriele Iser, Universidade de Passo Fundo
Graduada em Artes Visuais, Licenciatura, pela Faculdade de Artes e Comunicação (FAC/UPF), pós-graduanda do curso de Especialização em Arteterapia (UPF) e bolsista do Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão e de Assuntos Comunitários (Paidex/UPF).

Referências

ABTO, Associação Brasileira de Transplante de Órgãos. Registro Brasileiro de Transplantes. Dados numéricos da doação de órgãos e transplantes realizados por estado e instituição no período: JANEIRO / SETEMBRO – 2016. Ano XXII, n°3. Disponível em: < http://www.abto.org.br/abtov03/Upload/file/RBT/2016/RBT20163t-let.pdf >. Acessado em: 01 out. 2016.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Mediação cultural é social. In: BARBOSA, Ana Mae T. B.; COUTINHO, Rejane Galvão (Orgs.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 13-22.

KLEIN, Jacky; KLEIN, Suzy. O que é arte contemporânea?. São Paulo: Claro Enigma, 2012.

MORAIS, Taise Ribeiro; MORAIS, Maricelma Ribeiro. Doação de órgãos: é preciso educar para avançar. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 36, n. 95, p. 633-639, out./dez. 2012.

PATRÍCIO, Patrícia. A construção do olhar. (Reportagem). Itaú Cultural. Disponível em: < http://www.itaucultural.org.br/materiacontinuum/agosto-2008-a-construcao-do-olhar/ >. Acesso em: 08 mar. 2017.

PILLAR, Analice Dutra. Leitura e Releitura. In _____(Org.). A educação do Olhar no ensino das artes. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009. p.13-21.

STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. 15 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteiram , 2014.

Publicado
2017-06-29
Como Citar
LOCH SBEGHEN, M.; NOVAES SCORTEGANHA, A. C.; ISER, C. A. A Arte de Doar e Compartilhar Vida: reflexão sobre doação de órgãos e tecidos humanos por meio de exposição de arte. Expressa Extensão, v. 22, n. 1, p. 161-171, 29 jun. 2017.
Seção
Memória Visual de Extensão