Inclusão das mulheres nas ciências e tecnologia: ações voltadas para a educação básica

  • Kelly Beatriz Vieira Torres Universidade Federal de São João Del Rei
  • Rayane Monique Bernardes Universidade Federal de São João Del Rei.
  • Priscila Soares de Queiros Universidade Federal de São João Del Rei.
  • Taynara Mara Vieira Universidade Federal de São João Del Rei.
  • Josemar Coelho Felix Universidade Federal de São João Del Rei.
  • Ana Paula Fonseca Maia De Urzedo Universidade Federal de São João Del Rei
  • Deborha Hinácia Loyola Souza Universidade Federal de São João Del Rei.
  • Tuane Tayrine Mendes Universidade Federal de São João Del Rei.
Palavras-chave: Ciências, Gênero, Educação

Resumo

O projeto de extensão “Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologia (IMCT)” é um trabalho voltado para a educação básica a fim de oferecer elementos para que mais mulheres acessem determinadas áreas do conhecimento e, por consequência, o mercado de trabalho onde são minoria. As ações propostas visam incentivar e apoiar meninas das escolas públicas e particulares, do interior de Minas Gerais a seguirem carreira nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Sua realização é sustentada na divulgação de áreas de conhecimento e possibilidades de carreira para o público feminino, focando naquelas onde elas são minoria. A metodologia se baseia em discussões, dinâmicas e oficinas com temas variados envolvendo, Matemática, Física, Química, Astronomia, Neurociências e Robótica, com o apoio de profissionais consagradas do setor público e privado atuantes como modelo. Durante as discussões, foram tratados assuntos relacionados aos direitos das mulheres, maternidade, família e troca de experiências pessoais. São apresentados aqui os resultados da atuação deste projeto no ano de 2012, 2013 e 2016, que evidenciaram o pouco interesse das alunas nas disciplinas consideradas “difíceis” e em profissões ditas masculinas, da falta de afinidade com os/as professores/as dessas disciplinas e a influência social dos estereótipos de gênero na escolha da carreira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Beatriz Vieira Torres, Universidade Federal de São João Del Rei
Doutora em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta do Departamento de Física e Matemática do Campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João Del Rei. Coordenadora do projeto Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologia : ações voltadas para a educação básica
Rayane Monique Bernardes, Universidade Federal de São João Del Rei.
Discente do Curso de Engenharia Química do Campus Alto Paraopeba da UFSJ. Bolsista do projeto Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologia : ações voltadas para a educação básica
Priscila Soares de Queiros, Universidade Federal de São João Del Rei.
Discente do Curso de Engenharia de Mecatrônica do Campus Alto Paraopeba da UFSJ. Bolsista do projeto Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologia : ações voltadas para a educação básica
Taynara Mara Vieira, Universidade Federal de São João Del Rei.
Discente do Curso de Engenharia de Química do Campus Alto Paraopeba da UFSJ. Voluntária do projeto Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologia : ações voltadas para a educação básica
Josemar Coelho Felix, Universidade Federal de São João Del Rei.
Discente do Curso de Engenharia de Mecatrônica do Campus Alto Paraopeba da UFSJ. Bolsista do projeto Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologia : ações voltadas para a educação básica.
Ana Paula Fonseca Maia De Urzedo, Universidade Federal de São João Del Rei
Professora Doutora em Química – Departamento de Engenharia Química e de Bioprocessos – UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei.
Deborha Hinácia Loyola Souza, Universidade Federal de São João Del Rei.
Discente do Curso de Engenharia Civil do Campus Alto Paraopeba da UFSJ. Voluntária do projeto Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologia: ações voltadas para a educação básica
Tuane Tayrine Mendes, Universidade Federal de São João Del Rei.
Discente do Curso de Engenharia de Química do Campus Alto Paraopeba da UFSJ. Voluntária do projeto Inclusão das Mulheres nas Ciências e Tecnologia : ações voltadas para a educação básica

Referências

ANDRADE, T. D. A Família e a estruturação ocupacional do indivíduo. 1997 Em R. S. Levenfus, D. H.Soares-Lucchiari, I. C. Silva, M. D. Lisboa, M. C. Lassance & M. Knobel, Psicodinâmica da escolha profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

BORGES, E. P. Gênero, Ciência e Contexto Regional: analisando diferenças entre os docentes da pós – graduação de duas universidades brasileiras. Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

BRITO, C; PAVANI, D; JR, P. L. Meninas na ciência: atraindo jovens mulheres para carreiras de ciência e tecnologia. Revista Gênero, n. 1, v. 16, p. 33-50, Niterói, 2015.

CHASSOT, A. A ciência é masculina?: é sim senhora! São Leopoldo: Unisinos, 2003

CRUZ, F. M.L; MAIA, L. S. L. Genialidade e loucura nas representações sociais do professor de matemática segundo estudantes e professores. Revista Práxis Educativas, v. 6, n.2, p. 235-247, Ponta Grossa, 2011.

CRUZ, J. O. Mulher na ciência: Representação ou Ficção. Tese de Doutorado em Ciências da Comunicação – Escola Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

FINCO, D. Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil. Revista Pro-Posições, n. 3, v. 14, 2003.

FINCO, D. Socialização de gênero na educação infantil. Fazendo Gênero – Corpo, violência e poder, Florianópolis, 2008.

LETA, J. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, n. 49, v. 17, São Paulo, 2003.

LINS, B. A; MACHADO, B.F; ESCOURA, M. Diferentes, não desiguais: A questão de gênero na escola. Reviravolta, São Paulo, 2016.

MATTOS, G. O; SILVA, D. R. D; MOREIRA, J. A. A utilização de kits de robótica como ferramenta para o ensino de programação à meninas do ensino médio. XXIII Workshop sobre Educação em Informática - 2015 - Recife, PE

QUEIROZ, C. T. A. P; CARVALHO, M. E. P; MOREIRA, J. A. Gênero e inclusão de jovens mulheres nas ciências exatas, nas engenharias e na computação. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014.

SILVA, F. F; RIBEIRO. P. R. C. A participação das mulheres na ciência: problematizações sobre as diferenças de gênero. Revista Labrys Estudos Feministas, n. 10, 2011.

PRÊMIO NOBEL, Disponível em http://www.nobelprize.org/ acesso em 16 Mar. de 2017.

SOARES, T.A. Mulheres em ciência e tecnologia: Ascensão limitada Fundamental Quim. Nova, Vol. 24, No. 2, 281-285, 2001.

Publicado
2017-10-31
Como Citar
TORRES, K. B. V.; BERNARDES, R. M.; QUEIROS, P. S. DE; VIEIRA, T. M.; FELIX, J. C.; URZEDO, A. P. F. M. D.; SOUZA, D. H. L.; MENDES, T. T. Inclusão das mulheres nas ciências e tecnologia: ações voltadas para a educação básica. Expressa Extensão, v. 22, n. 2, p. 140-156, 31 out. 2017.